Os cuidados com a imunidade em época de coronavírus

imunidade

Amados irmãos da Igreja Batista Renascer!

Estamos diante do mesmo temor em que viveram nossos conterrâneos da Era pré-colombianas. Nossos índios estavam isolados dos europeus e seu sistema de defesa interna não conheciam vírus e nem as bactérias provenientes do Velho Continente. Uma das táticas dos espanhóis foi a de enviar marujos e soldados doentes para dentro daquelas civilizações e assim subjugar definitivamente povos tão avançados, como os Maias, os Incas e os Aztecas.

Hoje parece que a história se repete. Confirmou-se que o Coronavírus que se instalou no Brasil veio da Europa. A diferença é que hoje sabemos com quem ou o quê estamos lidando, ao contrário dos nossos antepassados, e por isso temos o poder de fazer muito mais.

O Coronavírrus é um vírus que se propaga pelo ar ou pelo contato com algo contaminado. Então, em primeiro lugar, manter distância de outras pessoas, evitar aglomerações, limpar superfícies com substâncias antissépticas, como o álcool em gel, água sanitária ou a clorexidina.

Ah!  O mais importante é fortalecer as nossas defesas internas, glóbulos brancos, anticorpos e outras proteínas. Além disso, dormir bem, hidratar-se e alimentar-se adequadamente, exercitar-se auxiliam na supressão de micro-organismos invasores.

A Vitamina C ou o ácido ascórbico tem grande papel para nos fortalecer. Verduras folhosas e verde-escuras possuem este nutriente em abundância, tão certo como as frutas cítricas. Laranja, limão, acerola são boas dicas. Se for fazer o suco, tenha o cuidado de ingeri-lo em até uma hora, senão há perda do seu poder biológico.

As Vitaminas A e E também são fundamentais, tanto para o sistema imune quanto para nossos tecidos de revestimento do nosso corpo, consoante a manutenção de sua integridade. Lembre-se que nossa árvore respiratória possui este tipo de tecido, que é vital para evitar a disseminação de micróbios perniciosos. Mamão, gema do ovo, castanhas, amendoim, cenoura nos dão uma boa quantidade destes nutrientes.

Não se esqueça dos idosos e daqueles que possuem doenças crônicas. Esse grupo de pessoas são os que mais sofrem com a Covid-19. Certamente, são eles que devem sofrer o isolamento social. A minha recomendação também é que não suspendam nenhuma das medicações. Para esta população, além de se afastar do vírus, eles devem ter todos os seus sistemas em perfeito funcionamento.

Os diabéticos devem ter a glicemia controlada, os hipertensos devem cuidar da sua pressão arterial e os renais crônicas devem estar em dia com sua diálise, afinal, devemos considerar que estamos em uma final de Copa do Mundo, e nenhum técnico colocará um jogador contundido ou sem preparo físico para enfrentar seu adversário.

No mais, fiquem em paz, pois Deus está no controle!

Lembre-se que quando nós oramos e nos humilhamos, Ele nos ouve e sara a nossa terra. Amém!

Dr. João Marcelo Cavalcante Kluthcouski

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, com residência em clínica médica e cardiologia pela mesma instituição. Membro do corpo clínico do Hospital das Clínicas de Goiânia e da Clínica Cardioprime.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *