MENSAGENS

MINISTRAÇÕES QUE TRANSFORMAM VIDAS

Gideão, o Senhor é contigo

Culto de Cura e Libertação

Pr. Ivo Júnior

Vivemos tempos desafiadores, assim como Gideão viveu em sua época. A narrativa de Juízes 6 nos apresenta um cenário de idolatria e opressão, mas também de convocação, coragem e livramento. A mensagem de hoje é um chamado para que você entenda que o Senhor é contigo, mesmo que você se veja pequeno, incapaz ou com medo.

1. O tempo de Gideão e o nosso tempo
O povo de Israel havia se afastado de Deus e sido entregue nas mãos dos midianitas. Eles estavam sendo saqueados e viviam com medo. Assim como naquela época, muitos hoje têm abandonado o Senhor e, por isso, têm sofrido as consequências. Mas há esperança: Deus continua chamando os seus para fazer a diferença.

2. Gideão: o improvável escolhido
Gideão estava escondido, malhando trigo no lagar — lugar impróprio para isso — como estratégia para não ser roubado. Mesmo assim, Deus o chama de “varão valoroso”. Isso nos ensina que Deus vê em nós aquilo que ainda não conseguimos enxergar. Ele nos escolhe não por mérito, mas por propósito.

“O Deus que chama, capacita. O Deus que vocaciona, também responsabiliza.”

3. Quebrando altares
Antes de liderar a libertação, Gideão teve que destruir os altares de ídolos — inclusive os da sua própria casa. O Senhor nos chama a fazer o mesmo: quebrar tudo o que ocupa o lugar de Deus em nosso coração. Seja um costume, uma tradição familiar, um vício ou até o uso excessivo do celular — nada pode tomar o lugar do Senhor.

4. Deus só enche o que está vazio
Para que o Espírito de Deus encha sua vida, é necessário esvaziar-se de tudo aquilo que impede a presença dEle. Há um “quartinho da bagunça” no coração que muitos escondem. Mas é justamente esse lugar que o Senhor quer limpar. Ele deseja encher sua vida com paz, direção e unção.

5. Um exército de 300 corajosos
Gideão reuniu um exército de 32.000 homens, mas Deus foi filtrando até restarem apenas 300. Deus não precisa de multidão, Ele precisa de disposição e coragem. Ele só conta com os atentos, os fiéis, os que estão dispostos a lutar mesmo diante de gigantes.

6. A vitória vem do Senhor
Com apenas 300 homens, Gideão derrotou um exército de 135.000. Como? Porque o Senhor era com eles. Quando Deus está conosco, somos maioria. Ele traz a estratégia, a força e a vitória.

Conclusão: Que haja paz
Gideão, após obedecer e confiar em Deus, liderou Israel por 40 anos de paz. Que essa seja também a sua porção: paz em meio ao caos, descanso em meio à ansiedade, vitória em meio à guerra.

“O Senhor é contigo, varão valoroso!”

  • Juízes 6:11-16 – “Então o anjo do Senhor veio e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra [...] O Senhor é contigo, varão valoroso.”
  • Juízes 6:25-26 – “Derruba o altar de Baal que é de teu pai [...] e edifica ao Senhor teu Deus um altar.”
  • Juízes 7:2-7 – “Ainda há povo demais; faze-os descer às águas, e ali os provarei.”
  • Juízes 7:21-22 – “Ficou-se cada um no seu lugar ao redor do arraial; então todo o exército correu [...] e o Senhor tornou a espada de um contra o outro.”
  • Salmos 3:5 – “Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou.”
  • Efésios 6:12 – “Pois a nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra principados e potestades [...]”
  • Hebreus 11:32-34 – “E que mais direi? [...] por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça [...]”

Assista à mensagem em vídeo:

Compartilhe essa mensagem!

WhatsApp
Facebook

Outras ministrações

Pr. Edson Fernandes

Culto de Cura e Libertação

Pr. Jonathas Queiroz

Celebração | 19h

Pr. João Queiroz

Celebração | 17h

Pr. Jhonatan Cruz

EBD

Pr. João Queiroz

Culto da Vitória