Vivemos tempos em que a defesa da fé cristã se faz mais necessária do que nunca. Em nossa Escola Bíblica Dominical, iniciamos uma nova série de estudos cujo tema central é justamente esse: Em defesa da fé cristã. Cada ministração abordará subtemas que visam nos fortalecer na Palavra e nos equipar contra os ataques à verdade do Evangelho.
Neste primeiro encontro, abordamos o tema: “Quando as heresias ameaçam a unidade da Igreja”. Muitos acham que não há mais necessidade de defender a fé, mas o apóstolo Judas nos exorta: “insistir que defendam a fé que, de uma vez por todas, foi confirmada ao povo santo” (Judas 1:3). A defesa da fé não é sinônimo de agressividade, mas de mansidão e sabedoria, sempre com o coração cheio de amor.
O perigo das heresias está em sua sutileza. Como falsos mestres no passado, ainda hoje surgem vozes que distorcem a verdade para alimentar a ganância e o ego humano. O Evangelho não é espetáculo, não é novidade por entretenimento. Ele é poder de Deus para transformação de vidas. É alimento sólido e constante, como o arroz com feijão que sustenta, mesmo sem glamour.
Fomos chamados a sermos como os crentes de Beréia, que examinavam nas Escrituras tudo o que lhes era ensinado. Não devemos aceitar qualquer palavra apenas porque foi dita com emoção ou eloquência. Precisamos analisar, comparar com a Palavra de Deus e discernir.
É notório o número crescente de líderes que colocam a ênfase na prosperidade, no espetáculo, na aparência. Mas o verdadeiro Evangelho convence do pecado, chama à santidade e transforma. A Bíblia não precisa ser atualizada, ela é eterna. O que precisa ser renovado é nosso compromisso com a verdade que ela carrega.
A Palavra de Deus é o filtro para identificarmos o falso. Como alguém que reconhece uma nota falsa por conhecer profundamente a verdadeira, também nós precisamos conhecer profundamente a Escritura para não sermos enganados.
Por isso, reafirmamos: defender a fé cristã é permanecer inabalável nos princípios da Palavra, é não ceder ao modismo, é confiar que Jesus Cristo é suficiente, ontem, hoje e sempre.
Que o Senhor nos ajude a permanecer firmes. Que a escama caia dos olhos, como caiu dos olhos de Paulo. Que a verdade nos liberte, nos transforme e nos fortaleça para permanecermos até o fim.